Como fazer MANTEIGA

Manteiga

Eu nunca pensei em fazer manteiga aqui em casa. Ninguém que eu conheça tem esse costume (ela já vem pronta no potinho neh ;D), só tem histórias da minha mãe sobre a minha avó ;D Já tinha lido algumas receitas sobre como fazer a manteiga, mais nunca tive muito interesse.

Então você me pergunta, porque você fez manteiga? Kkkkk por causa de uma receita que deu errado. Estava fazendo creme de leite batido pra uma receita de sorvete e acabei esquecendo ele na batedeira….. dai o creme de leite se separou, ficou um líquido no fundo (o tal do buttermilk) e uma parte mais granaluda, sacanagem desperdiçar não é não? Fiquei com dó de jogar fora e pensei logo na manteiga, sai procurando uma receita e achei em um blog que eu adoro “o Lacucinetta” (você pode ver a receita dela aqui).

Agora eu agradeço por ter dado errada a receita, a manteiga ficou uma delícia, não é difícil de fazer, pra falar a verdade é beeeeem fácil.

INGREDIENTES

1 xícara de creme de leite fresco (não use o de caixinha)

1 ½ de água bem gelada

COMO FAZ?

  1. Bata o creme de leite. Deixe bater bastante, ele vai virar chantilly e você ainda vai o deixar batendo mais um pouquinho, quando o líquido do sólido se separar você pode parar de bater.
  2. Peneire em uma peneira bem fininha ou em um pano super fino. Você pode guardar o líquido (buttermilk) para fazer alguma outra receita, ainda não fiz nenhum teste pra pode indicar. Devolva para a batedeira e bata mais um pouco para ver se não resta mais líquido nenhum, se sobrar peneire novamente.
  3. Na vasilha agora onde só tem a “quase” manteiga, coloque um pouco de água gelada e sove a manteiga, vai soltar um líquido esbranquiçado. Jogue fora esse líquido e repita o processo. Quando a água ficar cristalina é que a sua manteiga esta prontinha ;D
  4. Esta receita da aproximadamente 100g de manteiga ;D, se você for come-la já pode acrescentar a quantidade de sal necessária, senão você pode congela-la para que ela não estrague, e ir salgando só o que for usar.

Atenção: Como não existe nenhum tipo de conservante, por ser 100% artesanal, ela irá estragar mais rápido, então o consumo deve ser imediato, a minha já durou 4 dias na geladeira e está boa ;D

BOM APETITE!!!

2 comentários Adicione o seu

  1. Dani Oliveira disse:

    Olá Nana!
    Nunca fiz manteiga, mas o meu creme fresco já se separou uma vez… kkkkk… dá próxima não jogo fora.
    Beijos =)

    1. Isso, joga não ;D
      Achava que era muito mais difícil fazer manteiga, acabei me surpreendendo

Deixe um comentário!!!

