Quiche de Cebola e Alho-Poró Caramelizados

photoforgephoto

Vou dizer que estava com um mini bloqueio, não sabia ao certo o que cozinhar….kkkkk, então minha mãe veio com uma ideia, faz um quiche!”. Vou te dizer, nunca tinha feito um na vida e comi pouquíssimas vezes, mas aceitei o desafio ;D Com isso o almoço de domingo foi um quiche de cebola e alho-poró caramelizados.

Li diversas receitas; Descobri que pra deixar ele mais leve é só usar o creme de leite com leite e que se pode colocar tudo, mais tudo mesmo que você quiser como recheio, é só usar a sua criatividade e abusar ;D Eu tinha pensado inicialmente em fazer somente de alho-poró, mas vi uma receita com cebola caramelizada e pensei em juntar os dois. A única coisa que eu mudaria e que vocês podem tentar é deixar a massa um pouco menos no forno na hora de pré-assar =)

Minha receita foi baseada no site do Panelinha (você pode dar uma olhadinha aqui).

photoforgephoto (1)

INGREDIENTES

Massa

2 xícaras de farinha de trigo

100g de manteiga (aproximadamente 5 colheres de sopa cheias)

1 colher (sopa) de óleo

½ xícara de água bem gelada

Uma pitada de sal

Farinha para abrira massa

Recheio

3 cebolas

1 talo de alho-póro

3 colheres (sopa) de óleo

2 ½ colheres (sopa) de vinagre balsâmico

1 colher (sobremesa) de açúcar mascavo

Sal e Pimenta do Reino a gosto

4 colheres de queijo parmesão ralado (usei parmesão fresco ralado na hora)

1 xícara de creme de leite

1 xícara de leite

3 ovos

Sal e pimenta do reino a gosto

Uma pitada de nós moscada (recomendo ralar na hora do que já comprar moída)

COMO FAZ?

Massa

  1. Em uma vasilha misture a farinha e o sal. Faça um furinho no meio e coloque o óleo e a manteiga (pique ela em quadradinhos). Mexa como as pontas dos dedos até que se forme uma farofa. Sobrarão pequenos pedacinhos de manteiga mesmo, isso faz com que a massa fique mais crocante ;D
  2. Vá acrescentando a água aos poucos e mexa. Quando conseguir fazer uma bola, enrole em plástico filme e deixe descansar na geladeira por 30 min. Enquanto isso, você pode ir adiantando o recheio ;D
  3. Polvilhe um espaço com farinha e abra a massa como um rolo (se não tiver pode ser com uma garrafa de vinho ou algo parecido). Abra até ela ficar maior que a forma, pois ela terá que cobrir o fundo e as laterais. Posicione a massa delicadamente na forma ( se a forma não for anti aderente, unte ela com manteiga e farinha).
  4. Coloque no fundo da massa um papel manteiga e coloque feijões para que façam peso e a massa não crie bolhas. Coloque no forno pré aquecido a 200oC por 10 min. Retire a forma do forno e os feijões e fure o fundo todo com um garfo e recoloque os feijões e deixe assar por no máximo mais 10 min. Retire do forno e reserve.

My Photo

Recheio

  1. Corte as cebolas ao meio e depois em fatias bem fininhas
  2. Em uma panela coloque a cebola, o alho-póro, o óleo, o açúcar mascavo, o vinagre balsâmico, o sal e a pimenta do reino e deixe cozinhar. NUNCA pare de mexer, para que não queime no fundo. A cebola irá se caramelizar aos poucos. Ela estará pronta quando a cebola estiver um pouco macia e bem dourada, pode tirar ela ainda crocante pois ela  irá para o forno depois. Se precisar de correção de temperos fique livre, experimente e vá fazendo teste. Quando estiver pronto reserve.
  3. Em uma vasilha bata com um garfo ou um fouet o creme de leite, o leite, os ovos, a nós moscada, o sal e a pimenta do reino. Quando estiver homogênea ela estará pronta. Experimente para saber se esta bem temperadinha =)
  4. Coloque a cebola caramelizada no fundo da massa pré-assada, depois salpique o queijo ralado e por fim jogue a mistura líquida e ponha para assar por aproximadamente 30 – 40 min no forno a 200oC, o recheio estará mais consistente e a massa douradinha. E pronto para atacar ;D

 BOM APETITE!!!

Siga o Cozinha de Verdade no Twitter @CozinhaVerdade

Anúncios

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s