Folhado de Alho – Poró

Porção: 3 – 4 folhados

Eu acabei pensando em fazer esta receita depois da ideia de uma amiga minha. Ela é tão fanática por alho-poró quanto eu…rsrsrsr. Adoro o sabor dele, podia comer alho-poró todos os dias. O bom dele é que ele é bem versátil, pode ir em tortas, caldos, sopas, folhados, temperos…..

Minha amiga veio contando à história que uma amiga dela tinha feito umas tortinhas com massa de pastel com alho-poró e palmito (ótima receita a ser testada também ;D). Dai pensei, porque não fazer um folhado somente de alho poró e molho branco? Fiquei com essa ideia na cabeça e ontem me deu à louca, já era quase 20h e eu comecei a fazer. Só posso dizer, ficou uma delícia e eu achei mais um jeito pra poder comer alho-poró ;D

INGREDIENTES

1 talo de alho poró

½ cebola

1 ½ colher (sopa) de manteiga

Um fio de azeite

Uma pitada de Sal

Uma pitada de pimenta do reino

Uma pitadinha de pimenta calabresa

Um raminho de tomilho

Massa folhada (eu usei 3 quadradinhos) – Comprei uma embalagem onde ela já veio em quadradinhos ;D

1 gema

Para o molho branco

¼ de cebola picada

½ colher (sopa) de manteiga

½ colher (sopa) de farinha de trigo

½ xícara de leite

Uma pitada de sal

½ colher (chá) de nós moscada

COMO FAZ?

  1. Pique em rodelas bem fininhas o alho-poró, e em fatias a cebola.
  2. Em uma frigideira derreta a manteiga junto com o azeite (o azeite ajuda a manteiga a não queimar). Junte a cebola e o alho-poró e deixe fritar. Sempre fique mexendo.
  3. Acrescente todos os temperos (sal, pimenta do reino, pimenta calabresa e o tomilho) e misture. Experimente e veja se esta do seu gosto.
  4. Quando a cebola e o alho-poró começarem a ficar transparentes e tiverem uma maciez junto com uma leve “crocancia”, desligue o fogo e reserve.
  5. Para fazer o molho branco, frite a cebola na manteiga, quando começar a ficar moreninha, acrescente a farinha e desligue o fogo e mexa. Vá acrescentando o leite aos poucos – talvez você precise de mais ou menos leite. Ligue o fogo novamente e continue mexendo. O líquido começara a engrossar, então você vai acrescentando mais leite. Tempere com sal e nós moscada (prefira a ralada na hora). Quando estiver parecendo um creme (nem muito líquido, nem muito grosso), desligue o fogo.
  6. Acrescente o molho branco ao alho-poró e misture bem. Reserve e deixe esfriar.
  7. Pré-aqueça o forno a 2000 C.
  8. Pegue os quadradinhos de massa folhada e vá colocando o recheio dentro, sem “mizere”, pode colocar bastante recheio, só não esqueça que você deverá fechá-los ;D
  9. Pegue a gema de ovo batida e pincele as laterais. Feche os quadradinhos e grude os lados. Você pode apertar com o garfo ou dobrar bem. Coloque na forma e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos (de uma olhada na embalagem da massa folhada e veja a indicação de tempo de forno ;D). E prontinho pra se deliciar.

BOM APETITE!!!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Aline disse:

    Alho poró. YES!!

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s