Pão de Queijo da Mamãe

Pão de queijo é umas das minhas comidas favoritas , posso comer todo dia que não enjoo de jeito nenhum, e ainda tem o sentimento nostálgico, lembro até hoje do cheirinho vindo do forno depois da minha mãe preparar e assar os magníficos pães de queijo. É nostálgico, magnífico, maravilhoso, delicioso ….. ok, chega, até eu já cansei de adjetivos….hahahaha

linda+pão de queijo
Fiz uma alemã se apaixonar por pão de queijo =D

Essa introdução toda é pra dizer que estando perdida na Tailândia (e ainda sem forno), tenho participado de um grupo de culinária pra pode cozinhar de vez em quando, e claro que não poderia perder a oportunidade de mostrar um pouquinho da nossa gastronomia ( já já um post especial sobre essa aventura de ensinar comida Brasileira aqui do outro lado do mundo), e é obvio que não poderia faltar o meu prato preferido, e o de muitas outras pessoas, você está se perguntando qual é? O PÃO DE QUEIJO UAI (ok, a resposta é meio óbvia neh, o título nem entrega =D).  Portanto resolvi dividir com vocês esta receita da minha mãe, uma receita especial, cheia de sentimentos. Então vê com quem compartilha a receita hein, é segredo de família ….rsrsrsrsrsr

IMG_2470

INGREDIENTES

200 ml de leite (1 copo)

½ copo de água

½ copo de óleo

1 colher (sopa) de sal

½ kg de polvilho (doce e azedo)*

3 ovos médios

400g de queijo meia cura ou parmesão

*Fiquei em uma discussão eterna com a minha mãe sobre qual polvilho usar, ela diz que usa o doce, e eu sempre usei o azedo, com isso fica-se decidido que você pode usar os dois, que no fim o sabor quase não terá diferença.

IMG_2468

COMO FAZ?

1. Ferva os ingredientes líquidos juntos (leite, óleo e água)

2. Em um recipiente misture o polvilho e o sal, adicione os líquidos já fervidos e mexa/sove até que esteja um pouco mais frio.

3. Acrescente os ovos, um por vez, misturando bem a massa com as mães, não se assuste se ela ficar grudenta, parecendo que nunca mais vai sair da sua mão, pode deixar que vai dar certo. Se você achar que está muito molenga antes de adicionar o terceiro ovo, uso somente dois (isso vai depender muito do tamanho dos ovos que você usar)

4. Por fim, acrescente o queijo ralado (não use os queijos de saquinho, ficam com um gosto muito artificial)

5. Faça bolinhas médias (se a massa estiver grudenta, passe óleo na mão ou faça com uma colher) e coloque em uma forma untada com um pouquinho de óleo.

6. Pré-aqueça o forno a 200 oC e coloque para assar por 20-30 minutos, ou até que o seu pão de queijo esteja bem cheiroso e com uma cor dourada. E ele está pronto para ser devorado.

OBS: Você pode congelar os pãezinhos por até 6 meses. Quando for assa-los, coloque-os congelados ainda.

BOM APETITE!!!

Anúncios

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s