Curiosidades Tailândia – Tá Quente? Coloca mais Pimenta

Antes de desembarcar do outro lado do mundo, eu achava “na pura inocência” que aguentava comida apimentada….hahahahah, Ledo engano. Nossos queridos baianos dizem que uma comida apimentada é “quente”, já aqui na Tailândia, comida apimentada significa quase “fervendo” =D Meu Deus do céu, tem horas que é difícil até para aqueles já acostumados com comida “quente”.

thai-chili-pepper-rawit

Lógico que a curiosidade bate! Afinal de contas, porque eles consomem tanta pimenta?De onde vem esta hábito?Cultura? Tradição? De onde surgiu? O que me surpreendeu em todas as pesquisas na internet, é que a pimenta não é nem daqui – porém nenhum tailandês vai te confirmar isso…rsrsr, já que a pimenta está completamente enraizada na cultura local.

Quem trouxe a pimenta para esses lados foram os portugueses, pois, quando eles viajavam para India e China a procura de especiarias, pararam por aqui e acabaram apresentando a pimenta que era uma especiaria adorada por eles, foi paixão a primeira vista!!! (explicação histórica super sucinta, professores de história, não briguem comigo =P).

IMG_2327[1]
Chili Paste
Mais a pergunta que fica é, comer pimenta é um hábito que precisamos ir nos acostumando e aprimorado com o tempo, então como a pimenta foi tão bem aceita por aqui? Essa é simples, eles já usavam alguns tipos de plantas que davam uma essa sensação de ardência parecida com a provocada pela pimenta antes dos portugueses passarem por aqui. Então quando foram apresentados à pimenta, a inclusão foi muito mais fácil e muito bem aceita.

Outro ponto importante é que a pimenta ajuda na transpiração, por isso que em países onde a temperatura é sempre alta (regiões perto da linha do Equador) o uso da pimenta é sempre grande, pois a sabedoria popular vai sendo transmitida e todos já aprenderam que a pimenta ajuda e muuuuito a nos refrescar, pois, ela acelera o seu metabolismo e, portanto você transpira muito mais, ajudando assim a diminuir a temperatura do seu corpo. Ou seja, quando estiver em um país quente CUIDADOOOOOOOO.

thaiChiliPaste

Acabando a sessão história, e começando com a minha mera opinião, eu acho que por aqui existe um exagero no consumo, sério mesmo, tem horas que não sei como eles aguentam. Fico me perguntando como o estômago não reage a isso….rsrsrsr, Algumas vezes tive que largar comida no prato, pois estava IMPOSSÍVEL de comer, não ardia somente à boca e os lábios, mais sim garganta, olhos, nariz….hahahaha.

Um dia estava eu feliz comendo meu noddles favorito, com um “tiquinho” de pimenta, quando uma senhora sentou na minha frente e colocou três, TRÊS colheres de SOPA cheias de chilli processado no noodle(esse chilli é power, eles pegam a pimenta vermelha, secam e depois processam, fazendo com que a picância seja aumentada). A senhora deve ter achado que eu era louca e sem educação, pois não conseguia para de olha-la pra ver se ela terminava o prato….hahahahah….e sim ELA TERMINOU.

IMG_1105[1]
Nível Ardência = Super  Spicy
Se você é um aventureiro gastronômico, experimente todas as comidas apimentadas e deguste a comida local do jeito que ela é, porém se você é um turista normal, faça como eu e peça com pouca pimenta ou sem pimenta.

Aaaah! Uma dica, não acredite em amigo thai se ele disser que o prato não é apimentado, eles estão tão acostumados que para eles é quase como se não tivesse pimenta, porém provavelmente você irá sofrer um pouquinho =D.

Espero que tenham gostado e se quiserem saber mais curiosidades da Tailândia siga o “COZINHA DE VERDADE” no Facebook.

Fonte Imagem: marxpantry; microfluo; lindasyummies

Deixe um comentário!!!

