Pisando em Chão de Estrelas – Gaggan

Eu pensei diversas vezes em como escrever esse post, porém não consegui pensar em nenhuma forma especial ou diferenciada, por isso, vou simplesmente relatar pra vocês quais foram os sentimentos e emoções envolvidas. A experiência que vou relatar para vocês foi tão intensa que ainda estou atordoada com a mistura e a quantidade de sabores, e lembranças que foram despertadas. Tá se perguntando do que estou falando não é mesmo? Não disse que não sabia como começar o post….mil desculpas…hahahaha.

foto 6

Ter a oportunidade de jantar em um dos 50 melhores restaurantes do mundo e que faz parte de um seleto grupo a possuir 3 estrelas do guia Michelin, faz isso com a gente =D. Minhas expectativas estavam altíssimas, e posso te dizer que elas não foram derrubadas, alias, cresceram e me surpreenderam.

Gaggan, localizado em Bangkok, é um restaurante focado em culinária indiana progressiva e está entre os 50 melhores restaurantes do mundo e o melhor restaurante da Ásia. O chef Gaggan Anand* traz os sabores da Índia em um novo formato, ele vai tentar te surpreender em todos os momentos, apresentando uma comida que te levará a ter recordações de uma comida feita em casa, mas aplicando as técnicas que ele aprendeu com Ferran Adriá  e que estão a cada dia sendo aprimoradas em sua cozinha (me senti uma crítica gastronômica escrevendo desse jeito… rsrsrsrs), No Gaggan temos a fusão de algumas cozinhas, uma mistura da Ásia, grande foco na culinária japonesa, e com a cozinha do ocidente, juntamente com os sabores das comidas de Rua da Índia e sua variedade imensa de especiarias, além também do uso da culinária molecular, criando assim uma surpresa não somente no paladar mais também  uma experiência sensorial que vai além da simples gastronomia. 

foto 3

Não vou ficar aqui detalhando prato a prato, pois não sou uma especialista em cozinha molecular, muito menos em fusão entre cozinhas. Portanto o que posso passar para você é todo o resto que essa experiência me passou. Teve pratos que eu não gostei? Teve. Teve pratos que adorei? Teve. Teve pratos que me apaixonei e que pretendo não esquecer o sentimento do momento? Teve. Você consegue perceber a miscelânea de momentos, e sentimentos que tive nesse dia, não é mesmo?!!

foto 2

Porém acho que o momento que me mostrou que a experiência podia ser nostálgica foi que minha amiga, que é indiana, comendo um prato, disse a seguinte frase “Esse prato é igual ao que comia em casa, mais em forma líquida”. Depois disso comecei a ver a comida com outros olhos. Pra mim não era nostálgico, já que não estou inserida na cultura indiana, porém após esse comentário percebi que além de trazer uma experiência gastronômica moderna e diferenciada ele conseguia trazer memórias, e muitas vezes esse é o melhor resultado que um chef pode conseguir com o simples ato de cozinhar. Conseguir comer algo sofisticado, em um restaurante considerado um dos melhores do mundo e mesmo assim ele conseguir te remeter a aquele prato que a sua avó fazia quando você era criança? Não consigo explicar em palavras, é muito louco. Lembrei-me agora de uma das cenas finais do filme Ratatouille, quando o crítico da à primeira garfada e sua memória viaja instantaneamente para a sua infância. Isso sim podemos chamar de uma experiência arrasadora.

foto 1

Eu também tive um pequeno instante de nostalgia. Um dos pratos era algo parecido com um sundae de fois gras, “to podendo neh”?…rsrsrsr. Na primeira mordida, a surpresa veio. Ele explodia na boca, igualzinho àqueles pirulitos com cristais explosivos que comíamos quando criança e ficávamos nos olhando no espelho tentando ver o que estava acontecendo. É genial. Vem aquele sabor e logo depois bate a memória. É um sentimento engraçado e bem complexo de se explicar.

foto 7

Já me arrastei demais por aqui, porém o que deixo aqui no final é que, se pudermos nos dar ao luxo de procurar um restaurante que tenta te surpreender, bote fé, acredite . Ele vai te surpreender, e se você estiver aqui por Bangkok, e “poder bancar”, não perca a oportunidade, vale muito a pena e tem o selo de garantia Nana Barbosa (que não tem valor nenhum, porém eu garanto que é espetacular =D).

foto 4

PS: Indico fazer reserva com um mês de antecedência.

_________________________________________________________________

Endereço: 68/1 Soi Langsuan,Ploenchit Road, Lumpini – Bangkok 10330

Telefone: +66 2 652 1700

Horário de Funcionamento: 18h – 23h

Reserva: http://eatatgaggan.com/reservation.php

_________________________________________________________________

*Você pode encontrar mais algumas informações sobre Anand Gaggan nessa reportagem da CNN.

CNN

**Você pode encontrar mais algumas informações sobre Ferram Adriá

Correio Gourmand

Não se esqueça de se inscrever na nossa página do Facebook, assim você consegue ver quando Cozinha de Verdade coloca um post novo =

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Patricia disse:

    Bom dia, Nana. Achei muito interesse sua experiência no restaurante Gaggan e fiquei curiosa em experimentar. Estou indo à Tailândia em novembro, você sabe me dizer quanto se gastaria em média por pessoa. Tipo, um menu de degustação de 8 pratos e bebendo agua e refrigerante?? Desde ja agradeço sua atenção.
    Patricia

    1. Nana Barbosa disse:

      Ola Patricia. Que bom que consegui te inspirar =)
      No Gaggan eles tem dois menus degustação, um nao vegetariano e um vegetariano. Ambos são compostos, se não me engano por 20 pratos ( isso mesmo, é um menu super extenso).
      O valor dos dois menus custa 3.500 TBH que seria por volta de 350 reais. Não consigo te passar o preço de refrigerante ou água, porém o preço de um cocktail varia entre 350 e 450 THB (por volta de 35-45 reais). Eu recomendaria tomar pelo menos um drink. Ele vem todos com uma “que” de experiência, fumaçãs, espumas, sabores diferentes =).
      Lembrando que o valor da sua conta ainda vem com taxas final de 7%. Não consigo te confirmar se vem com mais a taxa de 10%. Os dois valores são comuns aqui na Tailândia, mais cada restaurante decidi o quando cobrar. Você pode pagar de 7 a 17 % de taxas.

      Espero ter te ajudado, qualquer dúvida, é só mandar uma mensagem.

      Ah, e não se esqueça de fazer reserva com bastante antecedência, e quando estiver na tailandia ligue novamente para confirmar.

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s