Curiosidades Tailândia – COMIDA DELICIOSA SIM, SAUDÁVEL? NEM TANTO!!

Acho que neste post vocês irão ficar surpresos com minhas observações, porque? Porque o objetivo do post é o de mostrar que a comida Tailandesa é deliciosa, mais será que também é saudável? Nem tanto!…. Não me matem, por favor!!! =D

Claro que nos bons restaurantes os controles são mais rigorosos, hoje os chefes já se preocupam em selecionar produtos mais saudáveis e com melhor qualidade para preparar cada prato que será servido aos seus clientes, porém, a comida que os tailandeses comem –  e adoram – diariamente não vem desses restaurantes, mais sim do street food (você pode ler mais sobre neste post aqui), em que eles seguem muito bem os desejos do seus clientes, ou seja, o que vemos não são só lindas saladas, noodles super frescos. Sinto te decepcionar, porém esta não é a realidade que vocês irão encontrar  por aqui=(

foto4

Como já dissemos a comida tailandesa é espetacular, refrescante, apimentada, cheia de legumes e verduras, muito diferente do que estamos acostumando, poreeeeeém, o que vejo nas ruas é muito diferente do que eu tinha pesquisado e que muitos amigos haviam me falado antes de eu vir pra cá. Eu esperava encontrar saladas variadas, muitos noodles, sucos hiper naturais, etc, porém posso dizer que quebrei a perna….rsrrssr encontro isso em restaurantes, porém na rua a história é outra.

foto 2

Na realidade o que vemos muito nas ruas são diversas formas de frituras, desde os embutidos, até o tradicional frango frito (que deve ser um vicio asiático – pense que em São Paulo precisamos rodar muito pra achar um KFC, aqui tem em cada esquina=D). Outro hábito que estranhamos aqui na Tailândia é o uso de muito açúcar, e olha que quando digo muito, quer dizer muuuuito açúcar, e ele não está presente somente em doces, eles “tacam” açúcar em tuuuudo, comidas doces e salgadas, o que não teria problema algum se as quantidades fossem moderadas, porém, se você  for dar uma olhadinha na hora da execução do prato, prepare seu coração…rsrsrsr.

foto 5

Vai tomar um suco natural?Cuidado. No começo, inocentemente, eu achava que as frutas daqui só eram mais doces do que o normal, entretanto já ouvi várias pessoas dizendo que eles adicionam adivinham o que? Açúcarrrrr, e eu achando que as frutas daqui eram só mais doces que a nossas, #SQN. E o Tal do MSG (o nosso ajinomoto)? Sabemos que ele eleva todos os sabores, imagina aqui comigo como essa mistura fica maravilhosa, porém, várias pessoas passam mal, ou não gostam por causa do excesso de sódio e de outras “cositas mas”.

Particulamente, o que mais me incomoda é o excesso de óleo, algumas comidas vendidas na rua, mesmo não sendo fritura, contém muito óleo, o arroz e o noddle, às vezes possuem uma aparência oleosa, olha o colesteroooool ai minha gente….

foto 3

Depois de ler tudo isso, você deve estar pensando que estou usando este post para falar mal de uma comida que eu afirmo diariamente que adoro…. se enganaram!!! Apesar de tudo que falei a comida continua sendo maravilhosa, cheia de sabores que irão te surpreender o tempo todo, só acho que todos devem saber a verdade, e a verdade nua e crua é que a comida consumida por aqui não é tão saudável quanto pensamos e ouvimos, mais mesmo assim você DEVE experimentar, pois a vida tailandesa vive entorno do street food, e se você quiser realmente mergulhar nesta extraordinária cultura você tem que sentar em uma barraquinha de rua, com bastante fritura, óleo e açúcar, esquecer um pouco do que chamamos de SAUDÁVEL e se esbaldar. TENHA certeza que vale muito a pena =D.


PS: Se quiser se aprofundar um pouco mais no assunto, encontrei uma matéria afirmando que a Tailândia é o país asiático com mais obesos e o porque disso. Muitos dos pontos eu tabém abordei no post, como excesso de açúcar, óleo, ajinomoto. (A reportagm está em inglês)

Paleorobbie

 

Deixe um comentário!!!

