Uma Panela – Panner Makhani – Comida Indiana

em

Mesmo morando a mais de um ano na Tailândia, e adorando cozinhar, eu ainda não tentei fazer nenhum prato local para mostrar para vocês (mas planos estão se formando), porém, na Tailândia, como no Brasil, encontramos uma variedade enorme de povos que vieram pra cá em busca de oportunidades, ou seja, encontramos por aqui chineses, coreanos, indianos, europeus e evidentemente latinos “olha eu aqui”. Então em vez de comida Tailandesa qual prato eu escolhi fazer? Uma receita Indiana =). Vocês devem estar se perguntando o porquê, não é mesmo?

panner 3

Porém para tudo se tem uma resposta e não é dessa vez que eu deixarei uma pergunta sem resposta. Posso dizer que a cultura indiana, principalmente a comida, tem estado muito presente nessa minha aventura pelo oriente. Uma das minhas amigas mais próximas, que trabalha comigo e está sempre me dando um grande suporte, é indiana, e foi com ela que eu aprendi a gostar de comida indiana e ainda por cima vegetariana. Vou fazer uma confissão aqui para vocês, a primeira vez que eu experimentei comida indiana ela não tinha me “apetecido” muito não, porém, nossos paladares mudam, nossa percepção sobre a comida muda! E com isso acabei me tornando uma adoradora dessa culinária cheia de especiarias e que traz surpresas infinitas ao nosso paladar a cada refeição.

panner 5

Por isso, com muito carinho, resolvi trazer essa receita, que por sinal foi a que me levou a me aventurar por essa gastronomia totalmente diferente da que eu estava acostumada, para vocês; pois além de saborosíssima ela é superfácil e trás aquele sabor de aconchego. Essa é uma receita muito especial para mim, ensinada por uma das pessoas que mais me acompanha por aqui deste lado no mundo. Espero que vocês aprendam, façam e gostem do resultado.

INGREDIENTES

1 Pedaço médio de queijo Paneer* (3cmx3cmx3cm)

1 pedaço de gengibre (do tamanho da ponta do dedão da mão ou mais precisamente 2 cm)

2 tomates inteiros

1 cebola média

4 dentes de alho

4 colheres (sopa) cheia de iogurte 100% natural

3 colheres (sopa) de manteiga**

1 colher (chá) de pimenta vermelha em pó

2 colheres (chá) de coentro em pó

½ colher (chá) de açafrão da terra (cúrcuma)

1 colher (chá) de cominho

Uma pitada de canela em pó ou 1 pedaço de canela em pau de 3 ou 4 cm

Sal a gosto

1 colher (chá) Ketchup

+/- ½ xícara de Leite (Se Necessário)

panner 2

*Panner é um queijo indiano, porém pode ser substituído pelo nosso queijo minas fresco, só tente escolher um que seja mais durinho, com menos água.

**Conversando com a minha amiga indiana, ela disse que podemos substituir o Ghee (manteiga indiana) pela manteiga normal, porém em muitas casas de produtos naturais você pode encontrar o Ghee, porém o preço é meio salgadinho. Eu usei manteiga nessa minha versão.

COMO FAZ?

  1. Pique bem a cebola, o alho e o gengibre e reserve. Bata os tomates em um processador ou se for que nem eu que não tem nenhum o rale.
  2. Corte o queijo em quadrados pequenos e em uma panela acrescente duas colheres da manteiga e os frite até que fiquem douradinhos. Retire-os da panela e reserve.
  3. Acrescente “na mesma panela que fritou o queijo” mais ½ colher de manteiga e adicione o cominho e a canela e de uma fritadinha para soltar todos os óleos essenciais e os sabores.
  4. Acrescente a cebola o alho e o gengibre e refogue até que a cebola esteja transparente e macia.
  5. Adicione o tomate e o deixe cozinhando por uns 10 minutos, ou até você achar que tudo está bem cozidinho.
  6. No tempo em que o tomate estiver cozinhando, misture em um recipiente, o iogurte o coentro a pimenta e o açafrão fazendo uma pasta bem homogênea.
  7. Quando o tomate estiver bem cozido acrescente a mistura do iogurte com especiarias. Se ainda estiver com uma aparência meio seca, acrescente um pouquinho de leite. Tampe e deixe cozinhar até que de uma engrossada, (não pode ficar muito liquido nem muito seco).
  8. Tempere com sal e acrescente o ketchup. Misture e adicione o queijo que você tinha reservado, desligue o fogo e atacaaaaaaaar.
  9. Sirva com pão de forma tostadinho, ou se você tiver ROTI (pão básico indiano) seria perfeito =D.

panner 1

BOM APETITE!!!

Deixe um comentário!!!

