Curiosidades Tailândia – Comida no Saquinho?

Uma de minhas principais diversões aqui do outro lado do mundo é ficar pensando e procurando assuntos relacionados à culinária para escrever aqui no blog. Devo confessar que morando na Tailândia a mais de um ano, curiosidades e bizarrices, “aos olhos dos ocidentais” passaram a fazer parte do meu dia a dia e não me causam mais tanto estranhamento.Acho que é por isso que a cada dia fica mais difícil selecionar tópicos para essa TAG =D. Vale lembrar que muitas das chamadas “estranhezas” são absolutamente corriqueiras aos olhos de um local, porém participando de um grupo de brasileiros na internet tive um insight, e me perguntei o porquê de eu nunca ter escrito sobre o assunto de hoje antes. Evidentemente morando aqui há tanto tempo já presenciei varias situações engraçadas, principalmente quando alguns amigos brasileiros estavam me visitando.  

img_0692
Fonte Imagem: Thailand Trekker

Mais o que afinal de contas causou tanta estranheza em meus Brazilian friends? Comida de rua? A língua impronunciável? O constante sorriso no rosto dos Tailandeses? Nada disso, a que irei comentar hoje é um costume absolutamente normal por aqui, ou seja, já faz parte dos hábitos de todos, e nem os estrangeiros que por aqui vivem e muito menos os locais acham esquisito!! O que os deixou incomodados é que aqui em muitas das centenas de barraquinhas de comida de rua, se você quiser levar sua comida pra casa , em vez de usarem embalagens tradicionais eles usam SAQUINHOS PLÁSTICOS. Não, não é que eles colocam a comida em uma embalagem e depois você transporta dentro de um saquinho ou sacola plástica de supermercado, eles colocam a comida diretamente dentro do saquinho plásticos, separada devidamente, para assim você levar para casa.

Eu de verdade nunca achei estranho, cada um com seu método. Porém lembro-me até hoje da cara de uns amigos brasileiros que estava me visitando, quando eles viram os saquinhos com a comida dentro…rsrsrsr, não quiseram experimentar de jeito nenhum, mesmo eu comentando que isto era normal por aqui, aliás essa é uma maneira bastante higiênica e econômica de transportar alguns tipos de alimentos que já são naturalmente misturadas, tipo sopas, stick rice etc. Como  eles mesmos disseram foi um pré-julgamento, e o inconsciente deles não permitiu que experimentassem, uma pena, mais mesmo assim eles experimentaram mais do que eu esperava e tenho certeza que eles aproveitaram muito o período que ficaram por aqui =D

thailand2012_77web
Fonte Image: Cantaloupe Alone

Parando para pensar um pouquinho enquanto escrevo, a nossa própria cultura às vezes atrapalha na hora de vivenciarmos as experiências em outros países. Prejulgamos o que é muito diferente do que estamos acostumados e acabamos olhando com olhos tortos para o novo, com isso perdemos oportunidades importantes. Isso foi algo que aprendi muito e ainda estou aprendendo morando em um país totalmente diferente e com uma cultura quase que oposta a nossa.

21-dsc_0114
Fonte Image: Notderbypie

Voltando do devaneio! Devo confessar que num primeiro momento a comida do saquinho não tem uma aparência das mais apetitosas, entretanto, a comida sai direto do saquinho e vai pro prato, e se for boa ou ruim não é o método da embalagem que vai mudar isso “neh não”?. Pensando aqui , como já comentei em um post anterior ( você pode ler mais aqui), na Tailândia as pessoas não tâm o hábito de cozinhar em casa e todo mundo acaba comprando comida (café da manha, almoço, jantar, lanchinhos…) na rua , imagina a quantidade de caixinhas que eles teriam que carregar, nada prático na minha opinião, e nesse caso os saquinhos são fáceis de carregar e mais eficientes no que eles estão se propondo em fazer =D, além disso devemos lembrar que até pra descartar embalagem ou sobras fica mais fácil.

tumblr_o9ml5irhnn1qzbxeuo1_500

Pra dizer que nunca achei inusitado, teve só uma vez em que eu fiquei surpresa, mais depois achei genial. Estava viajando em uma cidade do interior e fui pedir refrigerante em uma barraquinha, e não é que o cara tinha um saquinho especial que ele encheu de gelo, mais encheu mesmo, e colocou uma garrafinha inteira dentro e me serviu com um canudinho…hahaha. Achei estranho no momento, mais de boa, o refrigerante estava bom e super gelado, do jeito que tinha que ser.

A gente se acostuma fácil com essas coisas, pois se pensarmos bem, não é a embalagem que importa e sim o conteúdo, tem até o ditado que diz para nunca julgarmos só pela capa do livro, não é mesmo? Então se você estiver por esses lados, não se intimide com a comida servida no saquinho =D ela é boa do mesmo jeito; se jogue no que você acha que é interessante e não tenha medo de arriscar*, a única coisa que pode acontecer é você não gostar, porém se não arriscar você poderá estar perdendo algo maravilhoso.

02-Take-Away-Lunch_3763-Edit.jpg
Fonte Image: Ursulas Weekly Wanders

*Só tenhamos um pouco de discernimento para julgarmos se a comida vai nos fazer mal ou não, pois ninguém quer passar as férias espetaculares da Tailândia em um hospital =D

Siga o Cozinha de Verdade no Facebook e fique sabendo na hora das novas curiosidades gastronômicas e muito mais quando forem postadas aqui no blog

2 comentários Adicione o seu

  1. Andrea disse:

    Olá,
    Irei visitar pela primeira vez a Tailândia e como sou transplantada renal e tenho a imunidade baixa estou “meio” desesperadinha com medo da comida…rs.
    Estou tentando me controlar e não permitir que essa minha situação de saúde limite a minha vida e me impeça de vivenciar as diferenças e experimentar o “diferente” o “novo”, você tem alguma dica para que eu não passe mal e não corra riscos? Obrigada.

    1. Nana Barbosa disse:

      Oi Andrea, Isso mesmo, não podemos deixar que os problemas façam com que não aproveitemos o diferente, estano cainho certo =)
      Eu recomendaria a você acomer menos em barraquinhas de ruas e mais em restaurantes, assim você pode dizer para tirar ou reduzir o que você não pode.
      Desculpe perguntar maisq uais são as suas limitções alimentares?
      O maior problema das barracas de rua é o uso de MSG ( nosso aginomoto) que tem muito sódio e o excesso de açúcar. Em alguns lugares é só pedir para tirar esses ingredientes, mais você vai ter que explicar bem.
      Mais a tailandia, co ceretza vai ter os pratos para você se deliciar. Além do que não falta por lá é frutas =)

Deixe um comentário!!!

