Bobó de Camarão sem Mandioca?

Apaixonada que sou por culinária, e sem muita coisa pra fazer após cansadíssimos dias de trabalho, acabei me ligando a um grupo aqui de Bangkok que mensalmente se reúne para participar de work shops relacionados à gastronomia, como o grupo é composto por pessoas de vários países temos a oportunidade de conhecer costumes culinários de varias regiões do mundo, só pra vocês terem noção em uma das reuniões tivemos a oportunidade de fazer queijos maravilhosos com receitas indicadas por um dos participantes.

IMG_2464

Uma grande vantagem destas reuniões está em podermos sugerir ao organizador qual o tipo de comida que gostaríamos de fazer. Em um destes dias mencionei que poderíamos fazer um dia somente de comidinhas e docinhos brasileiros (olha minha boca grande atuando novamente) e a ideia foi aceita imediatamente, até ai sem problemas certo? Nada, como eu era a brasileira da historia fui obrigada (mentira) a sugerir quais as receitas poderíamos desenvolver em um destes workshops, porem……. quem dá a sugestão participa como orientador/professor (olha a pretensão) , ou seja, acabei dando uma aula de comida brasileira aqui na Tailândia =D,

Apesar de adorar a nossa tão querida feijoada, tutus de feijão ou até nossa amada galinhada, resolvi fazer pratos mais típicos do nordeste, com seus muitos sabores e muuuuuitos frutos do mar =D. Alias, a maioria dos participantes pensava que só comíamos churrasco e feijoada=/. Hoje posso falar que consegui mudar a visão de alguns, serviço bem feito =D.

IMG_2482

Um dos pratos que resolvi ensinar por aqui foi o bobó de camarão , porém no último momento, quase que depois dos 45 minutos do segundo tempo, a organizadora do evento me disse que não tinha conseguido encontrar a mandioca. Primeiro pensei assim!! “ferrou” (desculpe o linguajar), sem mandioca não vou conseguir fazer (snif snif). Tive que literalmente me “virar nos 20, nem os 30 eu tinha” , saí feito doida pesquisando pra ver se poderia usar alguma outra coisa em substituição da mandioca, bingoooo (me senti uma senhorinha agora) =P. Descobri que em alguns lugares as pessoas usavam batata , principalmente brasileiros que moram na Europa e que no aperto fizeram a substituição e deu certo, alias, vamos comentar que é quase impossível de se achar mandioca por lá. E com essa informação, levei a cabo a ideia de fazer um bobó sem mandioca.

E para a minha surpresa, e alegria de todos ficou uma delicia=D, com quase o mesmo sabor do nosso bobó original. A única coisa que ficou faltando mesmo foi a elasticidade da mandioca, mais vou te dizer que isso não fez falta alguma , já que o que da o sabor é a combinação de todos os sabores + o nosso queridíssimo azeite de dendê =D, além de que o prato ficou beeeeem, mais bem mais leve. Todos os gringos gostaram e a comida brasileira ganhou mais alguns pontinhos.

IMG_2477

INGREDIENTES

1 Kg de camarão médio limpo (sem casca)

50g de camarão seco

1 Kg de batata

200 ml de leite de coco (um vidrinho inteiro)

2 copos de água quente

2-3 colheres (sopa) de azeite de dendê

2 cebolas médias

½ Pimentão vermelho ou amarelo

Óleo

Coentro (opcional)

Salsinha a gosto

Sal a gosto

bobo
COMO FAZ?

Pré Preparo

1. Rale a batata em um ralador grosso e reserve em uma bacia com água – para a batata não pretejar

2. Pique a cebola e o pimentão em pedaços bem pequeninos

3. Dessalgue o camarão seco (lave ele em água corrente por uns 3 minutos), pique bem miudinho ou bata em um processador, para virar quase um pó, e reserve.

Preparo

1. Refogue a cebola e o pimentão no óleo com 1 colher de azeite de dendê, até que a cebola esteja macia e transparente. Reserve.

2. Refogue o camarão na mesma panela em que você fritou a cebola com o pimentão. Acrescente o camarão seco e misture bem.

3. Quando o camarão já estiver com uma cor rosadinha, coloque de volta o refogado de cebola e pimentão e misture bem.

4. Adicione 1 colher de azeite de dendê, de mais uma refogada e desligue o fogo. Tempere com sal. Adicione 2 copos de água quente, misture e volte ao fogo médio.

5. Acrescente o leite de coco e misture bem. Neste momento você irá ir acrescentando água morna até que você tenha um caldo meio aguado.

6. Escorra a batata e vá adicionando aos poucos ao caldo, talvez você não precise utiliza-la toda. Deixe cozinhar por uns 10 min, até que a batata esteja macia e tenha surgido um caldo mais encorpado.

7. Neste momento, experimente veja se precisa de correção no sal e no azeite de dendê, aqui vai ao gosto de cada um.

8. Desligue o fogo e acrescente a salsinha/coentro e prontinho, receita facinha porém saborosíssima.

BOM APETITE!!!

PS: O blog agora está com página no Facebook. Segue lá, que você tem as atualizações frequentes daqui do blog =D

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s